Adoração à deidades (imagens) e os nomes de Deus Entenda a verdade que nunca te contaram!

Muito se diz sobre não adorar a ídolos, mas o que significa exatamente isto?

Os Judeus e mesmo os Cristãos, ou até mesmo Paulo (um Hebreu= Kudeu cristão) viveram rodiados e foram perseguidos por povos com muitos Deuses, mas todos eles tinham uma divindade dupla ou tria. Os Egípcios escravizaram o povo Judeu, e forçavam-nos a adorar seus Deuses em especial (Amon Rá, Isis e Osiris ou mesmo Horus e Seth). Moisés, autor da Torá (livro da Lei), ou como conhecemos os 5 primeiros livros do Velho Testamentro (Genesis, Exodus, Levitícos, Números, Deuteronomio), livros que insistem na não adoração de OUTROS Deuses, Moises foi criado como um egípcio e adorou seus Deuses por muitos anos, até que descobriu a verdadeira história de suas origens, assim é natural que seu ímpeto fosse recusar tudo o que lhe lembrasse sua origem. Insistindo assim na não adoração de Deidades (nome correto para as imagens).

Assim ele diz: "Não terás OUTROS deuses diante de mim;" Deuteronômio 5:7, entretanto Deus afirma que não há nada que não seja ele mesmo: "Eu sou o Senhor, e NÃO HÁ OUTRO; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Isaías 45:5-7, assim mesmo que chamemos Deus por outros nomes ele é o único, pois segundo ele Não há outro.  Toda adoração a Deus é única, mesmo no Velho velho testamento Original Deus tem muitos nomes: nomes_de_Deus_igreja_da_ponte

Assim não acredite quando lhe disserem que nosso Deus se chama Deus, pois ele tem muitos nomes, na realidade os termos que usamos em nossa bíblia para substituir os vários nomes de Deus, são incorrectos. A palavra Senhor (Lord em inglês de onde veio nossas primeiras traduções) significa Baal, ou seja um Deus Pagão, a igreja católica como forma de atrair mais adeptos usou um termo que se adequasse aos pagãos e não pagãos. O Nome de Deus é יהוה, mas não deve ser usado em vão, assim os Judeus preferem usar o termo Elohim que é uma forma variante do nome original. Outro problema é a forma Deus, uma variante grega do grande Deus grego Zeus.

Adoração às Deidades no Novo testamento 

Como parte de nossas leis religiosas vieram de Moisés (ver descrição acima) era natural que Saulo (Paulo) de Tarso seguisse suas ordens, até porque seu desejo era recrutar o maior numero de Judeus possível, ele manteve boa parte das leis Mosaicas, e como sua pregação era em grande parte na Grécia ou território grego, ele se chocava com grande parte dos costumes gregos. E tentava a todo custo eliminar estas praticas, como adoração a deidades (que ele chamava de Idolatria) e a pratica de homens iniciarem os mais jovens sexualmente, e deixavam a mulher apenas para a reprodução. Esta parte Saulo de Tarço manteve ao proibir que as mulheres falassem ou opinassem nas igrejas.

Adorar a Deus ou a uma representação:

david

David, o ungido de Deus, dança e adora a Arca da Aliança quando ela vem para proteger e ser protegida em Jerusalém.

"Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo.
Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando(*) com todas as suas forças perante o Senhor,
enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas." 2 Samuel 6:13-15

*kârar = torcer, voltear, rodar, girar, rodopiar, saltar em giro, dar giros e cambalhotas (assim, por extensão, pode ser dançar).

Na realidade a imagem acima não é bem o que acreditasse que aconteceu pois Mikal, primeira esposa de Davi ficou furiosa com este ato, pois as roupas de David expunham suas partes. "... Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no coração" (2Sa 6:16). e ela continua dizendo " Voltando Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! " (2Sa 6:20). Entretanto David sabia que Deus estava contente com ele: "Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou. E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos". (2 Samuel 6:21-23) Assim, parece que Deus se alegrou mais com a Adoração à sua Deidade do que às criticas de Mikal, e a puniu por isto.

griffiths_bod_10

Rei David dançando e Mikal vendo pela Janela.

Assim, temos um caso de adoração a uma Deidade (ou divindade), Deus da a Moisés detalhes ricos sobre a construção de sua Arca da Aliança e dizia que podia falar com Ele, Deus, facilmente por meio da Arca (Deidade ou Ídolo). Muitos Reis do Antigo testamento levavam a Arca para suas batalhas por acreditarem que Ela, a Arca, era o próprio Deus.

arca_igreja_da_ponte

Levitas carregando a Arca para a Guerra, como amuleto de sorte.

Deus deseja a Arca da Aliança e da instruções precisas: "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. Êxodo 25:18-20

Se continuar a ler Êxodo 25 verá outras instruções como a Menorá (Candelabro), em Êxodo 26, 27, 28, 29 ha outros detalhes sobre onde deve ficar a Arca, como se vestir etc.

Alguns dirão que estas praticas não devem ser usadas, mas usam a Unçao com óleo, pratica descrita em Êxodo, alem do mais Jesus não aboliu esta pratica em nenhum momento, ele desejava que o adorássemos em espirito e verdade. Vamos analisar o versículo real.

"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:22-24

A palavra em verdade em grego bíblico é  "ἐν ἀληθείᾳ" pode significar aquele que viu, testemunha ocular, verdade manifestada em cristo. Assim, podemos adorar a Jesus em espirito, ou seja, sem ve-lo, ou como testemunhas oculares, pela imagem descrita, ou para quem não crê na imagem descrita, temos a Cruz como sendo nossa salvação, ou verdade manifestada em cristo. Mas podemos ir mais longe pois o Santo Apostolo João, afirma claramente que a salvação vem (está nos) dos Judeus, ou seja, podemos adorar a Arca como fez David (Davi), o espirito de Deus, ou a Cruz de nosso Salvador.  

Para finalizar, nossos irmãos evangélicos, menos esclarecidos poderão dizer:

“Não há texto bíblico algum que comprove que os dez mandamentos bíblicos, de êxodo 20, escritos pelo dedo de Deus, foram anulados com o novo testamento.” 

A resposta é:

“A morte de Cristo aboliu a Lei? ‘Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.’ Mateus 5,17-18.”

A Antiga Aliança, ou o velho testamento nunca foi totalmente revogado, mas só podemos compreendê-la corretamente à luz do Novo Testamento, que lhe dá o pleno sentido. A Primeira Aliança é imperfeita e provisória; isso está claro na Bíblia:

“Jesus, porém, foi encarregado de um serviço sacerdotal superior, pois é mediador de uma aliança melhor, que promete melhores benefícios. De facto, se a primeira aliança não tivesse defeito, nem lugar haveria para segunda aliança.” Hebreus 8,6-7

Deixo-0s com esta charge para reflexão:

arca_alianca_Igreja_da_ponte

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *