Dízimo (A verdade) Verdades e mitos.

cropped-IMG_2197.jpg

Um dos temas mais polémicos no meio cristão é sobre os dízimos.

10392266_171282479928223_1143234109937411181_nVamos começar pelo inicio, o que afinal significa "dizimar", segundo um artigo da revista veja ( É curioso o parentesco próximo entre o substantivo dízimo e o verbo dizimar, que, como se sabe, significa “destruir, devastar” ou “matar em grande número”. Este nasceu para designar uma severíssima punição adotada pelos oficiais do exército romano em casos de insubordinação das tropas: matar, aleatoriamente, um em cada dez soldados." Ou seja Dizimar quer dizer matar um em cada 10." Agora o O padre Rafael Bluteau, autor do “Vocabulário Português e Latino"afirma "A décima parte, que é paga às Igrejas, párocos delas, e pessoas eclesiásticas para sua (…) sustentação; que assim como estes sustentam aos fiéis com o pasto espiritual da doutrina e sacramentos, assim é razão, que os fiéis sustentem aos tais ministros com a décima parte dos frutos que colhem."

Assim temos nosso primeiro ponto: NÃO DIZIME, pois isto quer dizer matar, agora SEJA um DIZIMISTA, aquele que contribui na obra.

Segundo ponto onde se fala sobre dízimos na bíblia?

"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente" Dt 14:22

"E Bendito seja o Deus Altissimo, que entregou seus inimigos em suas mãos. E Abraão lhe deu o dizimo de tudo."Gn 14:20

"Quando tiverem separado o dizimo de tudo quanto produziram no terceiro ano, o ano do dizimo, entreguem-no ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viuva, para que possam comer ate saciar-se nas cidades de vocês"(Dt 26:12)

Bem há outros versículos que citam o Dizimo, mas todos estão no Pentateuco/Torá ou os 5 primeiros Livros da Bíblia (Genesis, Êxodos, Leviticos, Números e Deuteronomio), e insiste que seja feito em alimentos e a cada três meses que seja usado para ajudar aos necessitados, mas e o novo testamento, o que diz?

"A Lei (5 primeiros livros da Biblia) requer dos sacerdotes entre os descendentes de Levi que recebam o dizimo do povo, isto é, dos seus irmãos embora estes sejam descendentes de Abraão" (Hb 7:5) 

Paulo diz que era uma Lei do povo Hebreu (Judeus), e ele continua, Muitas igrejas pregam que o dízimo é necessário hoje, e sugerem que aqueles que não dão 10% não serão abençoados por Deus. Eles deixam de fazer a distinção que Jesus e os apóstolos fizeram entre o Velho e o Novo Testamento. O dízimo era parte da Lei de Moisés, dada por Deus aos israelitas. Passagens tais como Malaquias 3:10, que é usada freqüentemente para exigir o dízimo atualmente, foram escritas para os judeus alguns séculos antes que Cristo morresse para completar essa lei. Não estamos sob essa lei (Gálatas 3:23-25; 5:1-4; Romanos 7:6). Não há uma única passagem no Novo Testamento que autorize as igrejas a exigir dízimo.

"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."(Rm 10:4) A lei Mosaica termina com o sacrifício de Jesus. 

"Não desprezo a graça de Deus (de Isau e Jacó); mas, se a justiça provém da Lei (de Moises), entende-se que Cristo morreu vão." Gl 2:21 Jesus não morreu em vão, não devemos seguir a lei judaica.

Mas então não devo ajudar a igreja e congregação? E quanto devo dar? vejamos o que passou quando Jesus estava enfrente à caixa de ofertas:

"Certo dia, quando Jesus estava de frente às caixas de ofertas, sentado, observando como as várias pessoas depositavam suas doações e a maneira como muitos ricos ofertavam grandes quantias, notou que também estava ali uma viúva, bem pobrezinha, que se aproximou e despejou numa daquelas caixas duas pequenas moedas que valiam quase nada.Ele, então, assim que viu isso, pediu aos seus discípulos que prestassem bastante atenção ao que iria lhes dizer, e depois comentou:
— Olhem essa pobre mulher! O pouco que ela deu vale mais do que todas as doações que foram feitas aqui. Pois ela, apesar de sua pobreza material, deu tudo o que possuía, enquanto todos os outros deram apenas o que tinham em excesso. Ela realmente ofertou tudo o que lhe restava para se manter, seu último dinheirinho."Lucas 21:1-4

Ele admira quem entrega de coração a oferta, ou mesmo parte de seus ganhos, mas não dizimar (destruir), e se o der de conforme sua fé, mas não como obrigação, mas por amor a Deus.

"Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for" (1 Coríntios 16:1-2). 

"Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade" (Atos 4:34-35).

Paulo ensinava que os cristãos deveriam dar voluntariamente e com alegria: "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7).

Com esta frase finalizamos ""Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7).

Mente-lhe quem lhe pede a decima parte de suas rendas, você deve dar o que tiver em seu coração: 2%, 5%, 10%, 20%, 50% ou 100%. Qual é o tamanho de sua fé em Jesus nosso salvador? Ele não precisa de dinheiro algum, mas sua obra na terra precisa, não é surpresa que as igrejas do Novo Testamento usassem seu dinheiro para espalhar o evangelho. Exemplos deste emprego dos fundos arrecadodos incluem o sustento financeiro de homens que pregavam o evangelho (1 Coríntios 9:1-15; 2 Coríntios 11:8; Filipenses 4:10-18), e aos que serviam como presbíteros (1 Timóteo 5:17-18). Assim, a pergunta é você ama Jesus e quer ver sua obra espalhada pelo mundo? quanto a salvação do proximo é importante para você?

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:12

Siga seu coração na hora das ofertas e do auxilio (chamado vulgarmente de Dizimo). Mas lembre-se NÃO é para Deus pois "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. (Ageu 2:8) Deus não precisa de nada, ele quer como um bom pai distribuir sua herança, e não dizima-lo, ajude a causa de Jesus segundo seu coração, mas seja honesto e não avarento.

"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus." Efésios 5:5

12804657_173007529755718_2746249989645221044_n